sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Estudo - I Pedro 2


1 Pedro 2: 1-10 

Pedro fala com esses estrangeiros, “forasteiros” (1:1), de uma forma que eles saibam como agir para que fossem considerados CASA ESPIRITUAL  e NAÇÃO DEDICADA A DEUS.  
Assim como Deus elegeu e tornou preciosa a pedra rejeitada pelos homens, assim ele faria com esse povo. Jesus foi rejeitado entre os homens, assim como ele mesmo fala em Mateus 21:42.  

Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Essa foi posta por cabeça do ângulo; Pelo Senhor foi feito isto, E é maravilhoso aos    nossos olhos? Mateus 21:42 

Porém, nós,  “pedras que vivem”,  por intermédio de Jesus Cristo, podemos nos achegar a Deus, a fim de que possamos ofecerer sacríficios agradáveis a Deus (uma vez que nascemos pecadores). Para isso, devemos: 

Nos despojar, nos livrar: 
-da maldade 
-do dolo (vontade de cometer atos injustos) 
-das hipocrisias (fingimento [NTLH], que aparentam uma honestidade que não existe) 
-da sorte de maledicências (críticas injustas [NTLH], que prejudicam os outros para o seu próprio bem) 

Com isso, com certeza seremos mais santos, como Pedro diz no versículo 5, e também iremos ter uma fome incrível das coisas espirituais. Chegará uma hora que agradar a Deus será tão forte, que as coisas do mundo não fará mais diferença.  

Nota: Pedro alerta que a mesma pedra angular, Jesus, que nos dá sustentação, será a pedra de tropeço àqueles que são desobedientes. Desobedientes são os que não tem FÉ (Atos 6:7). Esses não têm a MISERICÓRDIA, que, uma vez rejeitada, transforma-se em condenação. 

Seremos RAÇA ELEITA, NAÇÃO DEDICADA A DEUS: Pedro faz referência à parábola que Jesus contou aos principais sacerdotes e fariseus, em Mateus 21:33-46. Nessa parábola, os lavradores maus, que cuidavam da vinha, foram substituídos por outros que iriam colher os frutos na época certa. Assim como na explicação de Jesus, como em 1 Pedro 2:9, o Reino dos céus será entregue àqueles que produzirem os frutos do Reino, ou seja, à Igreja, à nação e raça eleita, àqueles que reconheceram o Rei, como pedra angular, àqueles que bebem do genuíno leite espiritual, e àqueles que irão, com isso, proclamar “as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (v.9). 

Nós seremos propriedade exclusiva de Deus, não seremos envergonhados nem desiludidos. Alcançaremos a MISERICÓRDIA.  
Somos pedras que vivem (cristãos), vivendo sob a pedra viva (v. 4), a pedra angular (v.6), CRISTO. 



1 Pedro 11-17 

Nossos deveres frente aos não-cristãos e às autoridades,  estão resumidos no último versículo (17): 

- Trate todos com HONRA; 
- AME seus irmãos; 
- TEMA a Deus; 
- HONRE o Rei; 

Pedro começa a exortar esses forasteiros para que evitem as paixões carnais. Mesmo eles sendo agora a raça escolhida, eles ainda viviam entre gente que não acreditava em Deus. Por esse motivo, evitar as paixões carnais iriam fazer deles pessoas de boas condutas, íntegras, que temiam a Deus e amava seus irmãos, e com isso seriam capazes de arrancar louvor do coração até daqueles que eram inimigos da cruz (Mateus 5:16). 

Aquele que evita as paixões carnais, e que teme a Deus, tem uma vida regrada, disciplinada, que dificilmenttransgride as leis. Nós nos sujeitamos às autoridades não como algo forçado, mas sim como consequência de uma vida com Deus. Como resultado, Pedro fala que isso (fazer o certo), iria “ emudecer a ignorância dos insensatos”. O que isso quer dizer? Ter uma vida íntegra, irá evitar os caluniadores, mencionados no v. 12.  

Agora que somos parte da benignidade de Deus, não somos mais desobedientes, desgarrados, escravos das emoções, nem vivemos na malícia e na inveja, nem odiamos os outros, o que geralmente levaria à crimes como roubo, homicídio, calúnia, lesão corporal, rixa, etc., e também como condutas desprezíveis, como prostituição, tráfico de drogas, etc. 

E fazer sempre o bem irá tirar do teu coração todo temor em relação à justiça e seus operadores (polícia, juízetc) (Leia Rm. 13:1-7). 

outra. Reclamamos tanto de impostos e tributos, mas isso é um dever nosso como cristãos...sim, OBEDECER ÀS AUTORIDADESDevemos dar a todos o que lhe é devido. Sempre.  

Porém, é de se considerar que atualmente há várias leis que vão contra os princípios de Deus, e nesse caso, o cristão irá obedecer a Deus, e não à lei, mesmo que seja penalizado pelo governo. Um exemplo muito importante, é o de missões. Quantos irmãos nossos estão sendo presos, ameaçados de morte por pregarem o Evangelho onde é proibido. Eles estão respeitando a lei de Deus, já que a lei dos homens (não-liberdade religiosa), é injusta. 

Devemos clamar por esses irmãos, e ajudá-los. 

Além disso tudo, devemos seguir o exemplo de Cristo, que mesmo não fazendo mal algum, sofreu, mas não respondeu com insultos, pois sabia que a vontade de Deus era essa. 

Portanto, se mesmo fazendo o certo, somos afligidos com palavras, suporte e ponha sua esperança em Deus, pois assim alcançará o favor de Deus. 

Mas como? Como sofrer por algo injusto? Aquele que é cheio do Espírito Santo é capaz de fazer coisas que o normal seria impossível, como “dar a outra face”, “percorrer mais uma milha”, “amar os nossos inimigos”...


Deus abençoe.

(por Larissa Paschoalli)

6 comentários:

Noemi disse...

Reciban muchas bendiciones desde mi blog www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com
VISITANDOLES DESDE EL SALVADOR CENTROAMERICA.

BÍBLIA TUDO + disse...

Nós do Blog-Site BÍBLIA TUDO+, visualizando alguns blogs, encontramos o seu, e lendo seus artigos chegamos a uma satisfação, ótimos conteúdos, gostaríamos de parabeniza-lo é um blog fantástico, e pedir que continue com este foco.. Se desejar fazer parte de nossos amigos virtuais esteja à vontade, decerto que iremos retribuir seguindo também o seu blog. ai esta nosso endereço: biblia-tudomais.blogspot.com.br

Fruto do Espírito disse...

A Paz de Cristo Jesus,

Vim conhecer o seu blog e gostei muito.
Parabéns!!!
O conteúdo nele exposto, tem em sua totalidade material para entendimento e edificação do Corpo de Cristo.
A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog, deixo o convite:
http://frutodoespirito9.blogspot.com/

P.S. Deixo também o convite para visitar um blog que conheci e que tem mensagens polêmicas, atuais, porém abençoadoras...
Acesse e confira:
http://discipulodecristo7.blogspot.com/

Em Cristo,

***Lucy***

António Jesus Batalha disse...

Amigo e irmão. É para mim uma honra estar no seu blog,
poder ver e ler as belas palavras aqui contidas.
Seu blog é uma benção, fiquei maravilhado,
seu amor a Jesus nota-se nas palavras escritas,
continue a ser esta grande benção,
a deixar-se usar pelo grande Oleiro.
Deixo a paz de Jesus.
Antonio.

Fruto do Espírito disse...

Acabei de encontrar seu blog, e gostei muito do seu artigo.

Estamos vivendo tempo finais e difíceis, portanto, é necessário que pessoas se levantem para anunciar a salvação
através de Jesus Cristo.
Atalaiar é a ordem nos últimos dias da Igreja de Cristo.
Deus o abençoe!
E continue nesta missão que Jesus lhe concedeu.

APDSJC!
***Lucy***

A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog deixo aqui o convite:
Fruto do Espírito

P.S. Convido a conhecer o blog do irmão J.C.de Araújo Jorge.
Mensagens atuais, algumas polêmicas, porém abençoadoras...
Acesse e confira:
Discípulo de Cristo

Daianne Negromonte disse...

Amei o estudo.
Que Deus abençoe você sempre!

Day Negromonte

Postar um comentário